Infraestrutura:

Duas salas, uma sala com terminal para consultas, pesquisa e leitura; outra, com secretaria e arquivo deslizante para organizar documentos em vários formatos e suportes. Há um projeto de ampliação desse espaço, com mais uma sala para recepção de arquivos e doações, outra para exposição cenográfica de obras e biografias de personalidades científicas e culturais, um pequeno auditório, além de Laboratório de Restauração de material impresso raro. Equipamentos: mesa de higienização, para eliminar resíduos e poeiras dos documentos; banca e filtro dionizador, para purificar a água para tratamento aquoso de papéis; máquina de reinfibragem, para recompor estrutura física do documento; prensa vertical e guilhotina, para cortar papel e encadernação de documentos; freezer, para tratar documentos com fungos; papel gramatura 45, para restaurar livros e documentos. Estaremos recebendo nos próximos meses um Planetário Digital, apoiado pelo Edital Pro-Equimentos da Capes 24/2012: Scanner Planetário Copibook ONYX HD – scanners para documento plano, livros, obras raras & históricas. Colorido, resolução ótica real de 600 dpi para formato A2.

Definição, função e modos de funcionamento:

O Centro de Documentação Iraci Gama: um laboratório da memória cultural é um espaço de experimentação e de produção com ênfase na pesquisa de documentos da memória cultural, a exemplo de textos antigos, modernos e contemporâneos, fotos, vídeos, documentos orais, entre outros, concernentes aos projetos de pesquisa, ensino e extensão dos membros do corpo docente e discente, inclusive os egressos, do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural e suas parcerias, convênios e cooperações científicas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Através de documentos engendrados pelas pesquisas, bem como através do acolhimento de arquivos doados por personalidades científicas e culturais, cursos, oficinas, palestras, entre outros, voltados ao inventário, à recomposição física e crítico-textual de documentos, à disponibilização para a pesquisa, à exposição cenográfica de obras representativas, de modo a permitir uma reflexão sistemática sobre o direito à memória por parte de pessoas, tribos, comunidades e povos, despejados de sua língua, cultura, território e dos espaços de dramatização de si mesmo na relação entre formas de saber e de poder, fazendo emergir com isso novas formas de conhecer e de tratar os documentos de barbárie.

Como um lugar de pesquisa, exposição, debate e formação de um olhar para os documentos da memória cultural, o Centro de Documentação Iraci Gama: um laboratório da memória cultural, deve se constituir, também, como um espaço para o estágio do pesquisador em Crítica Cultural, no âmbito dos cursos de mestrado e doutorado, cujos projetos tiverem um foco na memória e constituição de acervos.

O Centro de Documentação Iraci Gama: um laboratório da memória cultural agregará em suas atividades projetos de pesquisa em nível de Iniciação Científica e de Pós-Graduação relacionados à memória e constituição de acervos e suas interfaces: fontes primárias, crítica textual, paleografia, história oral, sistemas de informação, higienização e tratamento de documentos raros, edição de textos.

Através da Atividade Curricular Obrigatória, Práticas em laboratório e seminários Interlinhas I, II, III, com carga horária de 30 horas, por semestre, e com esta ementa, “Práticas envolvendo exercícios audiovisuais, editoriais, documentos da memória cultural e de comunicação web, abertas pelas interfaces dos projetos de pesquisa, da iniciação científica ao doutorado, e sua potencialização para o impacto social e bibliográfico do programa de Crítica Cultural”, seleciona-se, no início de cada semestre, e para consolidar a matrícula, projetos e planos de trabalho, com suas interfaces para laboratório do Programa de Crítica Cultural.

Centro de Documentação

O Centro de Pesquisa Avançada, Documentação Cultural Interdisciplinar e Laboratório de Produção tem por objetivos assegurar e sustentar ao Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural – as condições tecnológicas para a pesquisa em rede, bem como as condições para o levantamento, acolhimento, cadastro, tratamento editorial e disponibilização pública da massa de documentos impressos e audiovisuais, que envolve o trabalho epistemológico de reconstrução do campo da cultura e seus domínios teórico, crítico, histórico, filosófico, metodológico e estético, além de permitir estreita solidariedade e colaboração científica entre esse programa e os grupos de pesquisa destituídos dessas condições, seja porque seus principais pesquisadores doutores se dividem com o trabalho de iniciação científica num departamento e o da pós-graduação em outro, seja por que os recém-doutores e/ou mais de duas dezenas de doutorandos ainda não estão acolhidos como merecem e devem ser, se observarmos o Plano Nacional de Pós-Graduação e seu empreendimento voltado à formação, distribuição e fixação de doutores em todas as regiões do Brasil, seja por que, enfim, visamos, no Campus II da UNEB/Alagoinhas, a consolidação dos intercâmbios científicos, em rede, envolvendo programas de Letras e Linguística do Norte e Nordeste.

Instituições de apoio:

  • Cons nac de desenvolvimento científico e tecnológico – (iniciação científica)
  • Fund coord de aperfeicoamento de pessoal de nivel sup – (programa nacional de pós-doutorado/capes)
  • Fund coord de aperfeicoamento de pessoal de nível sup – (apoio à pós-graduação)
  • Fundação de amparo a pesquisa do estado da bahia – (programa de bolsas Fapesb – cotas institucionais mestrado profissional,
  • mestrado e doutorado)
  • Fundação de amparo à pesquisa do estado da bahia – (programa de bolsas Fapesb – cotas institucionais bolsa de iniciação científica)
  • Financiadora de estudos projetos finep – (edital mct/finep/ct-infra – proinfra – 02/2010)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Projetos

Projetos em andamentos:

Arquivos De Crítica Cultural: Fontes, Edições E Oficinas Do Signo (20/07/2014 – )

Resumo

Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão, coletivo, e que envolve todos os pesquisadores docentes do Programa de Crítica Cultural num ambiente constituído pelos equipamentos do programa adquiridos e financiados por agências de fomento, a saber: um Cinema Digital (Fapesb), uma Fábrica de Letras (CNPq), um Laboratório de restauração de documentos impressos raros (Finep). O objetivo principal é a busca de fontes primárias tratando da representação das minorias, em múltiplos marcadores sociais, bem como sua edição, em diferentes formados, acompanhada de uma descrição, discussão e interpretação dos signos que formam e conformam essas fontes. A metodologia é múltipla e complexa e envolve a orientação de vários campos de conhecimento – antropologia, sociologia, história, filosofia, psicanálise, economia política, educação, psicologia social – articulados pelo campo linguístico-literário, suas principais descobertas teórico-metodológicas no século XX e suas repercussões nas viradas linguístico-literárias nas ciências humanas. Espera-se, nos próximos 5 anos, a partir desse trabalho coletivo envolvendo pesquisadores docentes e discentes (iniciação científica, mestrandos, doutorandos), consolidar os equipamentos do programa como dispositivos não apenas de transmissão de resultados de pesquisa, mas de efetivo trabalho científico e cultural compartilhado com professores e estudantes da educação básica e com artistas e gestores envolvidos na institucionalização da malha da cultura; implementar o doutorado em Crítica Cultural, em tramitação na Capes pelo APCN de 2013, fazendo emergir um outro perfil para o doutor, cujo estágio docente, tem nesses laboratórios o estabelecimento de outros atos e modos de conhecer e produzir; contribuir para o fortalecimento do campo linguístico-literário tanto na UNEB, a partir do estímulo e provocação para a criação de bacharelados na área, com habilitação, por exemplo, em produção cultural e editoração, quanto no Brasil, a partir da constituição de um acervo relevante sobre as principais conquistas científicas da área, a merecerem uma outra atenção das políticas públicas e agências de fomento. Em suma, através desse projeto de pesquisa e extensão, os arquivos serão “anarquivados”, reordenados, através de um trabalho transdisciplinar de busca e interpretação, promovendo, com isso, uma produção científica mais horizontal e solidária com a comunidade subalterna ou subalternizada.

Coordenador e vice-coordenador do Cinema Digital:

Prof. Dr. Washington Lima Drummond e Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos

Coordenador e vice-coordenador da Fábrica de Letras:

Prof. Dr. Roberto Henrique Seidel e Profa. Dra. Edil Silva Costa

Coordenador e vice-coordenador do Laboratório de Restauração:

Profa. Dra. Jailma dos Santos Pedreira Moreira e Profa. Dra. Maria de Fátima Berenice

Projetos concluídos:

Arquivos Literários E Culturais: Representações E Políticas Do Valor (01/01/2012 – 29/12/2015)

Resumo

Trata-se de um projeto integrado de pesquisa entre equipes científicas do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Departamento de Educação do Campus II da UNEB/Alagoinhas (Pós-Crítica), enquanto proponente não consolidado, e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Pós-Lit), enquanto participante consolidado, no âmbito do Edital MCTI/CNPq/MEC/Capes – Ação Transversal nº 06/2011 – Casadinho/Procad, com o objetivo geral de capacitar docentes e discentes do programa proponente não consolidado para a criação, manutenção e ampliação de acervos literários e culturais, bem como, através de objetivos específicos, estabelecer interlocução entre um programa de excelência e um emergente, partilhar infra-estrutura instalada como um lugar epistemológico e experimental, além de realizar missões de estudos e de pesquisa, eventos e produção científica conjunta. Para tanto, serão estabelecidos mecanismos iniciais de interação entre as equipes, tais como, a utilização de blog e/ou site específico do projeto, o estudo das informações gerais dos programas, através dos seus sites e do site da Capes, bem como, uma metodologia que envolva a seleção conjunta, a cada semestre, do material teórico a ser estudado e/ou a ser utilizado para missões de docência e de pesquisa, o planejamento de eventos e da produção científica, a avaliação regular e permanente da interação entre as equipes e a preparação de relatórios parciais e final. Espera-se, nesse importante processo de cooperação científica, a consolidação do programa emergente, seus grupos de pesquisa, a produção científica de seu corpo permanente, além da ampliação de sua inserção social, de modo que seja possível a construção de uma proposta de Doutorado na área da Crítica Cultural. Além disso, e do ponto de vista de um programa participante consolidado, espera-se, além de uma rica troca de experiências, a ampliação do seu poder de nucleação e solidariedade, como condição para o desenvolvimento científico do país, sobretudo envolvendo regiões mais carentes e situadas num quadro assimétrico de produção científica de impacto. Em suma: sem essa troca de saberes entre centros de excelência e programas emergentes, através de uma política científica efetiva e enquanto política de estado, não é possível promover o desenvolvimento do país, no nível de seu atual protagonismo internacional, sem resolver problemas cruciais, tais como a transferência de resultados para e com a Educação Básica e suas interfaces com a institucionalização da malha cultural no Brasil.

Equipe interinstitucional:

  • Profa. Dra. Constância Lima Duarte (UFMG)
  • Profa. Dra. Edil Silva Costa (UNEB)
  • Profa. Dra. Eneida Maria De Souza (UFMG)
  • Profa. Dra. Maria Anoria De Jesus Oliveira (UNEB)
  • Profa. Dra. Maria Nazaré Mota De Lima (UNEB)
  • Prof. Dr. Osmar Moreira Dos Santos (Coordenador)
  • Prof. Dr. Reinaldo Martiniano Marques (UFMG)
  • Prof. Dr. Wander Melo Miranda (Vice-Coordenador) (UFMG)
  • Prof. Dr. Washington Luis Lima Drummond (UNEB)
  • Profa. Dra. Jailma Dos Santos Pedreira Moreira (UNEB)
  • Prof. Dr. Eduardo De Assis Duarte (UFMG)

Estudantes:

  • Anderson Clayton (UNEB)
  • Daiane De Almeida Santos (UNEB)
  • Ester Paixão Dos Santos (UNEB)
  • Thaina Nascimento Da Silva (UNEB)