Produções Docentes
Águas – Moradas de Memórias
Sinopse: Águas – Moradas de Memórias é mais uma travessia de estudos realizados sobre autoria negro-feminina. Águas bravias e calmas adquirem, neste livro, relevância e constituem imagens que suscitam e agregam sentidos, memórias e sentimentos em palavras poéticas de algumas autoras negras brasileiras e africanas de países em língua portuguesa. Esses eixos temáticos mostram-se como guardadores de memórias em suas dicções literárias e as águas naturais apresentamse culturalizadas, pois oceanos e rios são cantados com traços marcados e simbolizados por múltiplas memórias, territorialidades, identitárias e ancestralidades. Assim, as poetas se apropriam da força pujante e vigorosa das águas de modo diferenciador e até transgressor de discursos literários da época das grandes navegações por terras ocupadas e usurpadas, atribuindo-lhes outras signifi cações e conferindo novos sentidos, atravessamentos e ressonâncias.
Cartografias em construção – Algumas escritoras de Moçambique
Sinopse: Este livro resulta da pesquisa “A Literatura de Autoria Afro-feminina em Moçambique e na Bahia-Brasil” desenvolvida no estágio pós-doutoral (2016-2017). Esta obra apresenta trinta autoras de Moçambique, acompanhadas de dados biográficos, resultado da varredura inicial, bem como breves apresentações sobre suas produções literárias, também seguidas de concisas leituras-interpretativas. Há também a menção a algumas autoras portuguesas em Moçambique, encontradas no percurso da pesquisa, e um abreviado dossiê das trilhas de estudo.
Descolonização do conhecimento no contexto Afro-Brasileiro
Sinopse: O livro apresenta ao leitor textos que abordam a produção do conhecimento e, concomitantemente, a sua descolonização no âmbito do contexto afro-brasileiro. A obra apresenta ainda uma coletânea de artigos, derivados de comunicações orais, nas modalidades de conferências, mesas-redondas, palestras, simpósios, homenagens e rodas de conversas das edições dos Fóruns Pró-Igualdade Racial e Inclusão e Internacional 20 de Novembro e do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, realizados no campus Cruz das Almas, entre 2012 e 2014, organizados pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), da UFRB.
Ações Libertárias
Sinopse: Mais do que nunca, é preciso reforçar a importância de estimular práticas que tenham os Direitos Humanos como pressuposto. A Educação é o caminho para o desenvolvimento de propostas que permitam a ampliação de horizontes e o apontar de caminhos e rotas alternativas que ponham em evidência a viabilidade de mudança de paradigmas. Nesse sentido, o livro Ações libertárias: leitura e escrita em contextos de cárcere insinua-se como uma proposta que une Direitos Humanos e Educação ao nos brindar com um livro não teórico, sem a pretensão de ser pioneiro, mas que se soma a iniciativas que têm por objetivo revelar as demais facetas de sujeitos em regime de privação de liberdade, outorgando-lhes o lugar de autores e colaborando para o esfacelamento de preconceitos e amarras que não permitem uma aproximação com aqueles que, uma vez estigmatizados pela sociedade, passam a ser vistos com parcialidade e distanciamento. Venha libertar-se através da palavra e das imagens ludicamente mediadas pela literatura. Neste livro você encontra vários gêneros poéticos e narrativos de pessoas que não limitam a sua liberdade a espaços construídos. Pessoas que constroem sua liberdade através da palavra e da literatura: lendo e escrevendo. Além disso, você encontra o relato de como esses textos foram produzidos por privados de liberdade, cumprindo suas sentenças em regime fechado, mas que se abriram ao lúdico na poesia, através de rodas de leitura desenvolvidas dentro do sistema prisional. Além de te