Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, da grande área de Linguística, Letras e Artes e em nível de mestrado, busca formar pessoal qualificado para as atividades de ensino e pesquisa no campo da cultura, atentando para as contribuições linguístico-literárias, para as ciências humanas, nos últimos cem anos, e ao mesmo tempo para as novas exigências do campo cultural para os estudos de crítica, teoria e historiografia literárias. Nesse sentido, a qualificação desejada implica não apenas um alto nível de especulação em torno da institucionalização da malha cultural no mundo contemporâneo, o sentido das instituições literárias e das políticas públicas envolvendo letramento e formação de leitores e de professores, mas um empenho voltado à institucionalidade da pesquisa avançada em cultura na UNEB, expandindo os espaços de interlocução com outros programas da área no Brasil e exterior.

Área de Concentração

A área de concentração em Crítica Cultural implica em pesquisas sobre língua, literatura e cultura, oral e escrita, que considerem trânsitos e configurações interdisciplinares, além dos contextos e práticas institucionais de letramento e formação de professores. Abrange a produção de autores considerados menores, além do consumo e distribuição de textos entre comunidades destituídas de acesso a bens culturais e seus modos de produção. No limite, além das representações derivadas da obra de arte, problematizando as relações entre local e global, são os modos de vida como práticas sociais e estéticas contra-hegemônicas que constituem o amplo espectro das investigações.

Colegiado

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural é composto pelos seguintes membros: Coordenador, Vice-coordenador, professores do quadro permanente e colaboradores, representantes discentes e representante dos funcionários.