Livros

TÍTULO DA OBRA: Uma crítica cultural sobre o pagode baiano. Música que se ouve, se dança e se observa

AUTOR: Arivaldo de Lima Alves

Sinopse: Ari Lima faz neste livro uma incursão primorosa no universo do chamado pagode baiano, retirando com mestria o gênero da zona de estigma. O autor historia e… Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Estudos de crítica cultural: diálogos e fronteiras

ORGANIZADORES: Arivaldo de Lima Alves & Edil Silva Costa

Sinopse: Este livro é a reunião dos escritos dos professores do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-crítica) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e aponta para expectativas e perspectivas da crítica cultural no âmbito acadêmico-científico considerando sua dimensão de alteridade racial, de gênero, sexualidade, classe, geração, estética e considerando também sua dimensão histórica e política. Assim,… Ver mais…

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: O que fazer com o cabelo de Marly?

AUTOR: Arivaldo de Lima Alves

Sinopse: Os textos reunidos no livro O QUE FAZER COM O CABELO DE MARLY? se referem à atenção que o autor, o professor Ari Lima, tem dedicado à produção musical dos negros, particularmente, na cidade de Salvador. Portanto, a pergunta do título enfatiza, por um lado, um diferencial de gênero na relações raciais, mas, por outro lado,… Ver mais…

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: ESTÁGIO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: letramentos e tecnologias digitais na sala de aula

ORGANIZADORA: Áurea da Silva Pereira

Sinopse: A obra Estágio e prática pedagógica: letramentos e tecnologias digitais na sala de aula pesquisas realizadas por pesquisadores no âmbito dos programas de Pós-graduação stricto sensu com foco nas tecnologias digitais na sala de aula, envolvendo estudantes e professores do Ensino Fundamental,… Ver mais…

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas

ORGANIZADORA: Áurea da Silva Pereira

Sinopse: A obra Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas – apresenta os resultados de pesquisa produzidas a partir do projeto de pesquisa Narrativas de formação em comunidades urbanas e rurais, desenvolvido no Departamento de Educação de 2010-2014. O projeto contou com a participação de estudantes de letras do Colegiado de Letras – Departamento de Educação – Campus II – UNEB,… Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Narrativas de vida de idosos: memórias, tradição oral e letramento

AUTORA: Áurea da Silva Pereira

Sinopse: NARRATIVAS DE VIDA DE IDOSOS memórias, tradição oral e letramento ESGOTADO Nesta obra são apresentadas histórias da cultura oral e letrada de Saquinho, mostrando nuances e interfaces entre oralidade e letramento. Foi observado um dado relevante: a maioria dos idosos da comunidade de Saquinho não sabia ler e escrever,… Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Letramentos no estágio supervisionado e formação de professores

ORGANIZADORA: Áurea da Silva Pereira

Sinopse: LETRAMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Apresenta uma coletânea de ensaios organizados por professores da USP, UFS, UFBA, UESC, UEFS e UNEB… Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Perfil de um intelectual brasileiro exilado-Heron de Alencar, 1921-1972-biografia política e sentimental e discursos literários

AUTORA: Carla Patrícia Bispo de Santana

Sinopse: PERFIL DE UM INTELECTUAL BRASILEIRO EXILADO – HERON DE ALENCAR, 1921-1972 biografia política e sentimental e discursos literários
A Série Teses e Dissertações torna público o conhecimento produzido pelos docentes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)… Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Eu vim contar outras coisas da Bahia (estudos críticos de literatura e cultura)

ORGANIZADORA: Carla Patrícia Bispo de Santana

Sinopse: Eu vim contar outras coisas da Bahia dispõe para os leitores algumas leituras de diferentes elementos da cultura desse estado, sempre cantado e contado por muitas vozes. Vozes nem sempre ouvidas, pelo seu lugar à margem, aqui se pronunciam,… Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Leituras Amadianas

ORGANIZADORA: Carla Patrícia Bispo de Santana

Sinopse: A importância da produção ficcional de Jorge Amado ganha cada vez mais relevância quanto mais ela é examinada, analisada e discutida com os aportes das teorias contemporâneas que desconstróem os paradigmas da modernidade. A análise criteriosa das leituras críticas modernas é quase sempre ambígua quando não é julgadora de suas tentativas de representar um mundo totalmente diferente da vida européia e “civilizada”… Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Ensino de Língua e Literatura – multimodalidade e hipertextos

ORGANIZADOR: Carlos Magno Santos Gomes

Sinopse: Esta coletânea apresenta propostas de ensino de produção e leitura de textos multimodais e literários. Com reflexões teóricas sustentadas pelos estudos linguísticos e literários, esses trabalhos têm o objetivo de…Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Imaginários literários e culturais

ORGANIZADOR: Carlos Magno Santos Gomes

Sinopse: O Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC/UFS/CNPq) apresenta a obra Imaginários literários e culturais, que reúne artigos com resultados de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação em Letras e áreas afins. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Teoria e Prática de Leitura do Texto Literário

ORGANIZADOR: Carlos Magno Santos Gomes

Sinopse: Este livro apresenta resultados das pesquisas desenvolvidas nos primeiros anos do Mestrado Profissional em Letras em Rede da Unidade de Itabaiana (PROFLETRAS). Desse momento inicial, em que os dados e conceitos estão sendo testados, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Ensino de Literatura e Cultura: do resgate à violência doméstica

AUTOR: Carlos Magno Santos Gomes

Sinopse: Este livro apresenta uma prática cultural de leitura a partir da interdisciplinaridade das abordagens sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher. O autor propõe que a crítica relacionada aos Estudos de Gênero e aos Estudos Culturais seja incorporada à recepção dos textos literários de forma que teoria e práxis, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Registros literários: memórias e crimes

ORGANIZADOR: Carlos Magno Santos Gomes

Sinopse: Tratando das mais variadas abordagens sobre o mal, o crime e a memória, este livro desloca o leitor por diferentes momentos históricos e diferentes textos: …Ver mais… 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Sombras do mal na literatura

ORGANIZADOR: Carlos Magno Santos Gomes

Sinopse: Esta obra traz diferentes recortes de leitura do mal como uma aprendizagem para reconhecermos os limites e a força humana vencendo as adversidades da sociedade moderna. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Deslocamentos da escritora brasileira

ORGANIZADOR: Carlos Magno Santos Gomes

Sinopse: O livro Deslocamentos da escritora brasileira consiste em uma coletânea de ensaios que privilegia o espaço e a escrita de autoria feminina brasileira sob a ótica do pensamento crítico feminista. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Sete estudos de literatura oral e cultura popular

AUTORA: Edil Silva Costa

Sinopse: O livro da professora Edil Silva Costa reúne artigos escritos em momentos diversos, produzidos ao longo de quase 15 anos de carreira acadêmica. Os artigos são a expressão da busca da pesquisadora por respostas a respeito da relação entre a literatura e cultura …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Ensaios de malandragem e preguiça

Miniatura livro 1

AUTORA: Edil Silva Costa

Sinopse: Relendo contos populares do ciclo de João Preguiçoso e de Pedro Malasartes recolhidos no estado da Bahia, estes ensaios mostram a permanência dos temas malandragem e preguiça na cultura brasileira, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Linguagens e Cognição

ORGANIZADORA: Elisangela Santana dos Santos & Aurelina Ariadne Domingues Almeida

Sinopse: Trata-se de uma coletânea em homenagem ao centenário do falecimento do célebre linguista francês Michel Bréal e aos 35 anos da publicação da obra Methaphors We Live By, escrita pelo linguista George Lakoff e pelo filósofo Mark Johnson em 1980. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Formação de professores e interconexões da sala de aula no ensino de línguas

ORGANIZADORA: Elisângela Santana dos Santos, Aurelina Ariadne Domingues Almeida & Denise Maria  Oliveira Zoghbi

Sinopse: Com base em experiências de nove diferentes pesquisadores no processo de ensino-aprendizagem de professores em formação, o livro apresenta artigos que discutem e propõem reflexões acerca da prática docente. …Ver mais…

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos

ORGANIZADORA: Elisangela Santana dos Santos, Aurelina Ariadne Domingues Almeida e Juliana Soledade.

Sinopse: O livro resulta da reunião de artigos que abordam diferentes perspectivas do léxico linguístico, notadamente da Língua Portuguesa, com o intuito de apresentar uma visão mais diversa das produções acadêmicas neste campo disciplinar. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Sob a luz de Lampião: Maria Bonita e o movimento da subjetividade de mulheres sertanejas

AUTORA: Jailma dos Santos Pedreira Moreira

Sinopse: O livro SOB A LUZ DE LAMPIÃO da professora Jailma Moreira trata-se de uma investigação crítica sobre a subjetividade da mulher sertaneja, tomando como ponto de partida a peça Lampião, 1953, da escritora nordestina Rachel de Queiroz. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Áfricas e diásporas na literatura infanto juvenil no Brasil e em Moçambique

AUTORA: Maria Anória de Jesus Oliveira

Sinopse: Neste livro da Série Crítica Cultural, Maria Anória de Jesus Oliveira fala dos estudos linguísticos da literatura produzida nos países de língua portuguesa que fizeram parte da diáspora africana. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor

AUTORA: Maria de Fátima Berenice da Cruz

Sinopse: Esta obra discorre sobre a utilização do texto literário na sala de aula e questiona o modo de apropriação da leitura literária, visando a criação de propostas didático-metodológicas para formação do sujeito leitor em língua portuguesa. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens

AUTORA: Maria Nazaré Mota de Lima

Sinopse: O ambiente escolar é tradicionalmente o local dos conflitos interiores e aprendizados múltiplos. As relações étnico-raciais na escola podem ser tanto de conflito quanto de harmonia, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Devir Negro: por democracia e cidadania cultural do Brasil

ORGANIZADORA: Maria Nazaré Mota de Lima e Osmar Moreira dos Santos

Sinopse: O livro DEVIR NEGRO – Por Democracia e Cidadania Cultural do Brasil, organizado por Maria Nazaré Mota e Osmar Moreira dos Santos, traz uma reflexão sobre a problemática do negro no Brasil atual em que se aponta a necessidade de nos posicionarmos contra o retorno da “Casa Grande/Senzala” e suas violências simbólicas, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: A luta desarmada dos subalternos

AUTOR: Osmar Moreira dos Santos

Sinopse: Uma condição para enfrentar e desmontar dispositivos de controle disseminados pelos sistemas de dominação, isto é, o Estado e suas vinculações com o capital, é a crítica permanente a toda e qualquer forma de representação, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Primeiros passos de um crítico cultural

AUTOR: Osmar Moreira dos Santos

Sinopse: O livro tem como escopo a produção literária brasileira do século XX, mas vai além disso trabalhando a poesia de Gregório de Matos, Alberto Caeiro e a música de Caetano Veloso. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Arquivos, testemunhos e pobreza no Brasil

ORGANIZADOR: Osmar Moreira dos Santos

Sinopse: Organizado pelo professor Osmar Moreira dos Santos o livro, editado pelo selo UNIVERSALIS, traz relatos de pesquisas que resultaram em artigos sobre os testemunhos da pobreza no Brasil, articulando as diversas perspectivas e pontos de vista. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Um Oswald de bolso: crítica cultural ao alcance de todos

AUTOR: Osmar Moreira dos Santos

Sinopse: A antropofagia é um desses conceitos — talvez até um desses pontos nodais — que, de há uns trinta anos para cá, vem disputando — ou ainda: é disputada —, enquanto possibilidade de apreensão daquilo que nos fosse peculiar. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Folhas venenosas do discurso: um diálogo entre Oswald de Andrade e João Ubaldo Ribeiro

AUTOR: Osmar Moreira dos Santos

Sinopse: Desde que se instalou a crítica da modernidade, efetuada pelas teorias pós-estruturalistas, os discursos sobre a literatura têm-se pautado por uma postura caracterizada pela interlocução de vozes e pela mobilidade do olhar do leitor que transita por múltiplos espaços do saber. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Homocultura e Linguagens

ORGANIZADOR: Paulo César Souza Garcia

Sinopse: No livro organizado por Fábio Figueiredo Camargo e Paulo César Garcia são apresentados textos de pesquisadores sobre aspectos da homocultura presentes na história e na literatura em diversas culturas. …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Literatura e representações do homoerotismo

AUTOR: Paulo César Souza Garcia

Sinopse: Esta produção denominada como livro de bolso visa abordar as representações do homoerotismo na literatura, tratando de refletir as práticas discursivas relacionadas aos desejos, às enunciações do amor, ao trânsito da deriva amorosa, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Interfaces:Cultura, Contemporaneidade e Subjetividades

ORGANIZADOR: Paulo César Souza Garcia

Sinopse: Os ensaios conservam a marca da intertextualidade como meio de expressar experiências de um local e das suas várias faces para disseminar histórias de vida, …Ver mais…

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Enlaçando sexualidades : uma tessitura interdisciplinar no reino das sexualidades e das relações de gênero

ORGANIZADORA: Suely Aldir Messeder

Sinopse: O livro reúne textos que compõem a interdisciplinaridade dos estudos sobre sexualidade e gênero por meio da visão de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Enlaçando Sexualidades Volume I

ORGANIZADORA: Suely Aldir Messeder

Sinopse: A Coleção Enlaçando Sexualidades tem por objetivo articular as diversas áreas do saber vinculadas à questão da sexualidade, enlaçando variadas expressões do conhecimento: saúde, reprodução, …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Ser ou não ser: uma questão para pegar a masculinidade

AUTORA: Suely Aldir Messeder

Sinopse: O livro busca compreender a performatividade da masculinidade tanto sob a ótica do gênero como da própria sexualidade. Analisa a construção sociocultural da imagem masculina …Ver mais…

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Experiencia Metodológicas Para Compreensão da Complexidade da Cidade Contemporânea

ORGANIZADOR: Washington Luís Lima Drummond

Sinopse: A coleção de livros “Experiências Metodológicas para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea” foi realizada em Salvador e organizada por Paola Berenstein Jacques, Fabiana Dultra Britto e Washington Drummond. …Ver mais…

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: A cidade e seu duplo: imagem, cidade e cultura

AUTORES: Washington Luís Lima Drummond e Alan Sampaio

Sinopse: Os autores discutem sobre o jornalismo, o cinema, os editais de cultura do Estado e coisas tais. Eles usam conceitos tomados de Benjamin, Bataille e Flusser, relativos às imagens reprodutíveis do urbano contemporâneas. …Ver mais…

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Embates simbólicos: estudos literários e culturais

AUTOR: Roberto Henrique Seidel

Sinopse: Esta obra trata das interfaces entre estudos literários e estudos culturais a partir da área da Teoria da Literatura. Analisa-se textos narrativos no formato livro impresso, mas também textos mais caracteristicamente culturais, tais como canções, poemas “marginais” e textos da tradição oral. …Ver mais…

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Crítica cultural, crítica social e debate acadêmico-intelectua

AUTOR: Roberto Henrique Seidel

Sinopse: Volume da série Crítica Cultural com ensaios apresentados em eventos acadêmicos versando sobre a produção cultural no exercício da docência superior. …Ver mais…

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Figuras da violência moderna: confluências Brasil-Canadá

ORGANIZADORA: Roberto Henrique Seidel

Sinopse: Os textos desta coletânea focalizam as formas e expressões da violência no imaginário contemporâneo. Seus autores são pesquisadores brasileiros e canadenses que trabalham com esta temática, …Ver mais…

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Pós-colonialismo, globalização: culturas e desenvolvimento em questão

ORGANIZADOR: Roberto Henrique Seidel

Sinopse: O Núcleo de Estudos Canadenses e o Centro de Estudos Francófonos da Universidade Estadual de Feira de Santana realizam anualmente seminários temáticos, o que concede uma unidade à diversidade de áreas do conhecimento. …Ver mais…

 

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DA OBRA: Do futuro do presente ao presente contínuo; Modernismo vs. Pós-modernismo

AUTOR: Roberto Henrique Seidel

Sinopse: Neste livro, o autor apresenta a novidade da era pós-moderna – o próprio domínio socioeconômico passa a ser ‘estetizado’, ocorrendo mesmo uma desestabilização das estruturas filosófico-epistemológicas, e das próprias ciências sociais. …Ver mais…