Fabrica de Letras


 

O Laboratório de Edição Fábrica de Letras é um espaço de experimentação e treinamento, sem fins lucrativos, que leva em consideração uma mudança de perspectiva em relação ao livro em seu formato tradicional. Funcionamos com a participação de estudantes, bolsistas e voluntários, supervisionados por docentes, executando a preparação de originais, formatação, revisão e encadernação artesanal.

A Fábrica de Letras promove, através de cursos, oficinas, palestras e treinamentos sistemáticos, uma reflexão teórica e a prática sobre as produções bibliográficas no formatos tradicionais e em novos formatos, agregando projetos de pesquisa de Iniciação Científica e de Pós-Graduação, relacionados à editoração e suas interfaces como: cultural digital, tradução, produção de materiais didáticos, história do livro.

Nossos experimentações visam melhorar a qualidade das publicações de divulgação científica e contribuir para a disseminação de ideias e conhecimentos por meio de publicações populares de qualidade, no formato impresso e digital, de natureza didática, científica e artística, e voltada para pesquisadores e professores da Educação Básica, artistas, produtores e gestores culturais, criando um espaço de publicação alternativo e solidário.

PLANO DE PRODUÇÃO PARA 2017

Como produto resultante das atividades do Laboratório de Edição Fábrica de Letras está a edição dos resultados de pesquisa de docentes e discentes do Pós-Crítica e de seus colaboradores externos, no âmbito das atividades acadêmicas, em especial dos campos das Letras, Ciências Humanas e Crítica Cultural.

Para 2017, traçamos o seguinte Plano de Produção:

  1. LIVROS
  2. 1. Antologia de Crítica Cultural, Coleção em quatro volumes (em fase de revisão):

PEREIRA, Ana Gabriela Pio; FARIAS, Ângela Carla de. Crítica cultural em perspectiva. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2017.

ALCÂNTARA, Elizia de Souza; SILVA, Gislene Alves da. Metodologias e Rizomas. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2017.

ROSA, Francis Mary; ROCHA, Ivânia Nunes; CONÇEIÇÃO, Cláudia Zilmar. Objetos e experimentações. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2017.

OLIVEIRA, Selma Batista de; SANTOS, Sheila Rodrigues dos. Posicionalidades e performances do pesquisador. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2017.

 

1.2 Organização de sete volumes da Série Laboratórios do Pensamento Crítico Cultural (em fase de elaboração).Essa série é composta de livretos com as palestras de importantes pesquisadores nacionais e internacionais, com a coordenação de professores do Pós-Crítica, sobre a obra de grandes pensadores da crítica cultural e seus temas de pesquisa, resultantes do Projeto Laboratórios do Pensamento Crítico Cultural.

 

  1. LIVRO DE RESUMOS (já disponível)

COSTA, Edil; SEIDEL, Roberto; PRZYBYLSKI, Mauren. Livros de resumos do IV Seminário Brasileiro de Poéticas Orais (de 26 a 28 de abril de 2017 no Campus II). Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2017.

 

  1. ANAIS

SEIDEL, Roberto; PRZYBYLSKI, Mauren. IV Seminário Brasileiro de Poéticas Orais (de 26 a 28 de abril de 2017 no Campus II). Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2017.