Experiencia Metodológicas Para Compreensão da Complexidade da Cidade Contemporânea

A coleção de livros “Experiências Metodológicas para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea” foi realizada em Salvador e organizada por Paola Berenstein Jacques, Fabiana Dultra Britto e Washington Drummond.
Algumas questões colocadas na coleção: como reformular as práticas do urbanismo e da pesquisa urbana que não são mais suficientes para compreender a complexidade da cidade contemporânea e, em particular, as formas de apreensão da cidade, ou melhor, as formas de apreensão da experiência urbana contemporânea?
As ferramentas tradicionais do campo do Urbanismo parecem não dar mais conta da complexidade da experiência urbana contemporânea, propomos discutir com outras áreas do conhecimento, em particular, as Artes, a Antropologia (a partir da etnografia) e a História, para tentar buscar outras formas de apreensão e compreensão da cidade.
Como sair dos cânones das pesquisas urbanas e incorporar uma outra prática, que leve em conta tanto o fazer artístico quanto uma adaptação/reinvenção do exercício etnográfico como, também, a questão das narrativas históricas e das narrativas das memórias e, em particular, das memórias involuntárias, sempre falhas, incompletas?

Maiores informações, consulte o site:

JACQUES, P. B. ; BRITTO, F. D. ; DRUMMOND, W. L. L. . Experiencia Metodológicas Para Compreensão da Complexidade da Cidade Contemporânea. I. ed. Salvador: Edufba, 2015. v. 4.