Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas

A obra Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas – apresenta os resultados de pesquisa produzidas a partir do projeto de pesquisa Narrativas de formação em comunidades urbanas e rurais, desenvolvido no Departamento de Educação de 2010-2014. O projeto contou com a participação de estudantes de letras do Colegiado de Letras – Departamento de Educação – Campus II – UNEB, nos âmbitos da pesquisa de IC – Iniciação Científica e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo da organização da obra é dar visibilidade as práticas de pesquisa autobiográfica e os resultados iniciais do método (auto)biográfico.

A coletânea de textos é apresentada em diversos tons, desde a autobiografia de estudantes da educação básica, professoras aposentadas, professores rurais e mulheres idosas até aprendizes da leitura e da escrita. Assim, a obra reúne textos e protagonistas diversos e autores que colaboraram na trajetória investigativa da pesquisa autobiográfica. Acreditamos que os textos ora apresentados nesta obra servirão para o estudo, debate e, principalmente, como motivação para a ampliação dos estudos (auto)biográficos em outras dimensões.

Maiores informações, consulte o site:

 

PEREIRA, Áurea da Silva (Org.). Práticas de pesquisa autobiográfica: letramentos, memórias e narrativas. 1ª. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 120. 122p .